z 10/05/2021 - PROJETO VISA POTENCIALIZAR CICLOTURISMO NO CIRCUITO DAS ÁGUAS E TRILHA DOS INCONFIDENTES

As instâncias de governança regionais (IGRs) Trilha dos Inconfidentes e das Águas se reuniram, na última quarta (5), com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e a deputada federal, Greyce Elias (AANTE/MG), para discutir um projeto que potencializa o ciclo turismo – o turismo de bicicleta – em 39 municípios mineiros.

O projeto “Estação Mountain Bike – Bikestation” , de autoria do atleta e empreendedor Antônio Gonçalves, o Ticorico visa estimular o turismo de bicicleta no Circuito das Águas, formado por 13 cidades, que somam 350 mil habitantes e no Circuito Trilha dos Inconfidentes, que conta com 26 municípios associados, que juntos reúnem por volta de 440 mil habitantes.

As organizações chamaram a atenção dos turistas pelas incontáveis belezas naturais, que juntas proporcionam um ambiente perfeito para a prática de esportes ao ar livre. O presidente do Circuito das Águas, Filipe Condé, reforçou a ideia de que a região chama a atenção dos turistas pelas belezas naturais, em ambientes perfeitos para a práticas de esportes.

Segundo ele, a ação “incentiva a saúde pública e o bem-estar através da valorização da convivência da família em ambientes naturais e trabalha a questão da valorização da economia verde”.

Tendo em vista as características e infraestrutura citadas, o projeto busca também promover o desenvolvimento econômico. A estimativa é que a “Estação Mountain Bike – Bikestation” impacte mais de 1450 empresas ligadas aos trade turístico, 1,2 milhão de cidadãos, 20 mil leitos de hotel, além de promover o fortalecimento da política pública de turismo em âmbito Federal e Estadual.

Com isso, a iniciativa se apresenta como ferramenta essencial para o planejamento de retomada do turismo em Minas Gerais. O gestor do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, pontuou a importância de trabalhar em conjunto as emendas dos deputados com o Estado para que se consiga usar o Ministério e seus recursos de maneira mais organizada. “É um projeto extremamente fácil de executar e esse é o nosso objetivo, apresentar projetos e também a solução”, disse.

Estruturalmente, as cidades ganham placas de sinalização, mapas indicando as diferentes rotas e o grau de dificuldade delas, estacionamentos para as bicicletas com pontos de energia disponíveis para carregar os aparelhos eletrônicos, bancos para descanso e um local apropriado para lavar as bikes.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Trilha dos Inconfidentes

Fonte: https://www.noticiasgerais.net/projeto-visa-potencializar-cicloturismo-no-circuito-das-aguas-e-trilha-dos-inconfidentes/

Foto: Wanderson Nascimento