z 08/04/2021 - COM O FIM DO TOQUE DE RECOLHER, CONFIRA O QUE ESTÁ PROIBIDO NA ONDA ROXA

COM O FIM DO TOQUE DE RECOLHER, CONFIRA O QUE ESTÁ PROIBIDO NA ONDA ROXA

 

O governo de Minas confirmou nesta quarta-feira (7/4) que suspenderá o toque de recolher e vai liberar as reuniões familiares, proibidas pela onda roxa do programa Minas Consciente.

A medida que obriga a população a se confinar das 20h às 5h foi revogada inicialmente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)na segunda-feira (5/4). Nesta quarta-feira, depois de reunião com o comitê extraordinário de combate ao coronavírus, o Estado definitivamente extinguiu a determinação de vez.  

Apesar disso, os municípios que estão inseridos na onda roxa terão continuarão com restrições nas atividades não essenciais. Bares e restaurantes, cinemas, shoppings, academias, salões de beleza, lojas de roupas e calçados, parques, eventos e shows continuarão sem alvará de funcionamento nas cidades que ainda não migraram para a onda vermelha.

Com o fim do toque de recolher, o governo alterou uma regra da onda roxa do Minas Consciente. O protocolo proíbe a retirada de produtos em balcões em bares e restaurantes das 20h às 5h.
 
Sendo assim, serviços só poderão funcionar no sistema de delivery. Farmácias poderão continuar funcionando no balcão.

Além disso, supermercados e padarias, por outro lado, terão o horário de funcionamento ampliado até as 22h, para reduzir a circulação de pessoas no pico.

As regras incluem ainda a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares. 
 

Onda vermelha 

Nesta quarta-feira, o governo anunciou que a macrorregião do Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros e Bocaiuva e Taiobeiras avançaram de faixa e poderão reabrir as atividades não essenciais, desde que cumpram regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. 

Segundo o protocolo do governo do estado, a onda vermelha comportará apenas 30 pessoas, no máximo, por evento. Na onda roxa, por sua vez, não havia permissão para eventos. Para efeito de comparação, nas ondas amarela e verde, são permitidas 100 e 250 pessoas, respectivamente. 

A capacidade na onda vermelha, por pessoa, segue de 10m², assim como na onda roxa. 


Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/04/07/interna_gerais,1254759/com-o-fim-do-toque-de-recolher-confira-o-que-esta-proibido-na-onda-roxa.shtml

Compartilhar

Compartilhe no Facebook Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no WhatsApp